Energia Solar

Técnico em Energias Renováveis [Melhor Salário e Bonificações]

Você deseja se tornar um técnico de energias renováveis? 

O mundo atual demanda novas soluções para suprir a necessidade de geração de energia para manter funcionando a economia e preservar as conquistas da sociedade humana no que diz respeito ao conforto e bem estar.

Abrir mão de ter fontes de energia é algo fora de cogitação. Seria como parar o mundo.

Não obstante, há outra necessidade que se impõe à raça humana, que é a preservação do planeta.

O mundo não pode parar, mas, antes, precisa continuar existindo.

Energias Renováveis, o que são?

curso técnico energia renovavel

O homem vem buscando substituir, ainda que de forma gradativa, as formas de geração de energia poluentes, que causam danos ao planeta e comprometem o futuro da humanidade, por novas fontes de energia, a chamada energia limpa, não poluente.

A energia limpa é aquela que não libera resíduos e/ou gases poluentes na atmosfera, alimentando o efeito estufa e o aquecimento global.

As formas de energia limpa usam novas categorias de biocombustíveis e os elementos da natureza como propulsores do processo de geração de energia.

A energia renovável é aquela proveniente de fontes naturais, que têm como uma de suas grandes vantagens a capacidade de se renovar.

São inesgotáveis, caso do sol e do vento, que geram os sistemas de geração de energia solares e eólicos.

O papel do Técnico de Energias Renováveis

Além dos engenheiros e demais profissionais envolvidos nas soluções naturais de geração de energia, é preciso que haja mão de obra qualificada para fazer a máquina da renovação girar.

É onde entra a figura do Técnico de Energias Renováveis, uma profissão que, acima de tudo, está comprometida com a sobrevivência da espécie.

O Técnico de Energias Renováveis é o profissional capacitado a fazer a programação, organização, coordenação e execução dos projetos, assim como cuidar da manutenção e reparação dos sistemas.

Os técnicos são especializados na operacionalização e no cumprimento das normas de segurança no manuseio dos sistemas.

Dentre as atribuições desse profissional, está analisar o projeto de instalação, definir e prover as condições necessárias à instalação, manutenção e reparo dos sistemas, prestar assistência técnica a clientes e elaborar relatórios de desempenho.

Qual o salário médio para um técnico capacitado?

A ONU (Organização das Nações Unidas) oferece curso gratuito para capacitação técnica, com certificado digital para os participantes aprovados, nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa.

Os temas abordados no curso são: Energia e Mudanças Climáticas; Biogás; Eficiência Energética em Edifícios; Energia Mini Hidrelétrica; Energia Mini Eólica; Energia Solar Fotovoltaica e Energia Solar Térmica.

A formação é de nível médio e os salários variam entre R$ 1.900,00 e R$ 4.700,00.

Vídeo | Curso técnico gratuito de energia renovável

Leia também: Curso de energia solar grátis com certificado online