Energia Solar

Curso de energia solar grátis com certificado online [Não Perca]

Ideal para quem pretende se tornar um instalador e projetor de placas solares para sistemas voltaicos residenciais, comerciais ou industriais, o Curso Energia Solar Fotovoltaica é um treinamento de curta duração ofertado pelas mais diversas instituições de ensino, nos módulos presencial, semi-presencial e a distância.

Com essa especialização, o objetivo é preparar o aluno para atuar na área de forma profissional e obter retorno financeiro rápido.

Você já sabe quais instituições de ensino oferecem a especialização em Energia Solar Fotovoltaica?

Então, fique atento às informações que temos para você neste artigo! Veja abaixo:

Onde encontrar cursos de energia solar fotovoltaica?

curso energia solar fotovoltaica unicamp

Especialização pela Unicamp

Ministrado pelo autor do livro “Energia Solar Fotovoltaica – Conceitos e Aplicações”, o professor Marcelo Gradella Villalva, que é especialista em solução fotovoltaica, o curso especializado oferecido pela Unicamp é realizado pela EXTECAMP – Escola de Extensão da Unicamp, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (FEEC), em Campinas – SP.

Especialização fotovoltaica no RJ

Para quem quer realizar a especialização no Rio de Janeiro, as instituições que oferecem o treinamento são as seguintes: LGL Solar, ACS Treinamentos, Ambiente Energia, Blue Sol, Miragem Solar, Solarize e Universo Solar (Niterói – RJ).

Curso de energia solar fotovoltaica no Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece a especialização em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal, entre outros.

Especialização online

Outra forma de realizar o Curso de Energia Solar é através da internet, com as instituições que oferecem o treinamento em módulo de Educação a Distância (EaD), como: ITADEC, Ecodot Cursos, ONU, Veduca e Somática Educar.

Especialização gratuita

Entre as instituições que oferecem o curso energia solar grátis, estão: Cursos Grátis Online (CGO), Escola Tecnológica RJ, SENAI, Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e Veduca.

Dicas diversas em PDF

É possível realizar o download do PDF do Curso de Energia Solar Fotovoltaica através dos sites:

Faça já sua especialização e aprenda mais sobre a energia solar!

Vídeo | Curso gratuito e online

Leia também: Como se tornar um técnico de energias renováveis

Cursos gratuitos de energias renováveis vinculados à ONU

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energias (MME), a geração de energia no país a partir de fontes renováveis já representa mais de 40%, considerando toda a matriz energética.

Além da hidrelétrica, houve um considerável crescimento na produção energética a partir das fontes alternativas solar, eólica e biomassa.

Para profissionais que atuam direta ou indiretamente na gestão energética de empresas privadas ou órgãos públicos, a ONU (Organização das Nações Unidas), através de seus órgãos vinculados, oferecem cursos de energias renováveis online visando à capacitação de pessoas na gestão destes vários sistemas de fontes energéticas.

Cursos de energias renováveis promovidos por órgãos vinculados à ONU

cursos de energias renovaveis onu gratuito

O Programa de Capacitação Técnica em Energias Renováveis da UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) é um curso online gratuito de capacitação que visa à formação de pessoas aptas para a gestão e implementação de energias renováveis.

O programa é parte dos objetivos do Observatório de Energias Renováveis para América Latina e Caribe. Veja artigo completo sobre o tema neste link.

O programa busca ainda o intercâmbio e a difusão de conhecimento em energias limpas, visando contribuir para a eficiência energética e estimular investimentos no setor na América Latina e Caribe.

Os cursos são oferecidos em três idiomas (português, inglês e espanhol) e abordam temas como energia e mudanças climáticas, biogás, energia eólica, hidrelétrica, solar térmica e fotovoltaica e eficiência energética em edifícios.

Ao final de todo o curso, a UNIDO emite um certificado digital para cada um dos sete módulos completados pelo usuário.

Vídeo | Detalhes sobre o curso gratuito

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Outro órgão da ONU, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) oferece cursos gratuitos de capacitação em projetos de eficiência energética pra profissionais que já trabalham no setor.

Os cursos acontecem nas cidades de Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

O objetivo é torná-los aptos na implementação destas novas tecnologias buscando a maior eficiência do sistema.

As fontes alternativas à energia hidrelétrica como a eólica, a solar e a biomassa, cresceram 30% nos últimos dez anos.

Esta tendência de energia limpa é seguida em todo o cenário mundial.

A capacitação de gestores no planejamento, utilização de estratégias, produção e a distribuição destas fontes energéticas, é de fundamental importância para o setor.