Energia Solar

Telhas Solares no Brasil com a Tesla, SolarCity e Elon Musk

Com design refinado e boa eficiência, telhas solares da Tesla revolucionam geração de energia solar fotovoltaica.

A geração de energia solar fotovoltaica é uma ótima opção para quem deseja passar a consumir energia elétrica vindas de fontes limpas e renováveis.

Contudo, a instalação de um sistema fotovoltaico completo implica em um investimento relativamente alto para quem deseja instalá-las.

Afinal, são bastantes equipamentos que devem ser instalados por profissionais qualificados e de forma que aproveitem a luz do sol com eficiência.

No entanto, a Tesla promete revolucionar e simplificar este mercado com as novas telhas solares que fazem o papel dos grandes painéis individuais.

Tesla compra a SolarCity a fim de desenvolver as telhas solares

elon musk telhas solares tesla

O produto que a Tesla desenvolveu e anunciou quando comprou a empresa SolarCity possui um design de telhas convencionais, o que impacta muito pouco na estética e na arquitetura da residência.

Além disso, apesar das centenas de células individuais, a telha solar Tesla promete ter um desempenho igual ou cerca de apenas 1% inferior aos painéis solares comuns.

O produto que chega em 2017 ao mercado promete ser ainda mais econômico para a instalação do que os painéis fotovoltaicos.

Permitirá ainda que o proprietário realize uma gestão mais inteligente da energia, diminuindo o consumo da bateria, por exemplo, em dias em que a incidência de sol sobre o telhado não seja a desejada.

Popularização da energia solar

Com a nova proposta, a intenção da Tesla é popularizar e aumentar exponencialmente o uso de energia solar fotovoltaica pela população comum, e não apenas por grandes indústrias ou usinas.

Qual o preço do telhado solar Tesla?

O projeto chamado Powerwall terá um custo de aproximadamente 17 mil reais, e sua bateria conseguirá gerar uma corrente contínua de 5kw para o abastecimento constante das residências.

Para horários de pico em operação máxima, a bateria pode fornecer até 7kw.

As peças possuem um visual que consegue harmonizar muito facilmente com qualquer tipo de pintura ou decoração. Além de telhados, o projeto também desenvolve azulejos com capacidade de captação da energia solar para a conversão fotovoltaica.

Além de ter uma capacidade de captação, armazenamento e transporte de energia com alta eficiência, as telhas ainda são produzidas de um material bastante resistente, o que fará que elas consigam de fato cumprir também com o papel de telhas, além de ser bons painéis solares.

O empresário Flávio Augusto fala sobre o lançamento:

O empresário Elon Musk lançou nessa semana, um novo produto com as marcas TESLA e SolarCity: telhados que produzem energia elétrica.

As novas telhas, que poderão ser compradas em 4 diferentes estilos até o momento, de acordo com o projeto arquitetônico da residência, além de produzirem energia elétrica através da energia solar, terão, segundo Musk, um preço nos EUA mais barato que a instalação de telhados tradicionais combinados com o custo da energia elétrica convencional consumida.

Além de ser um produto completamente ecológico e mais barato, vai revolucionar a produção de energia em todo mundo, gerando muitos benefícios para bilhões de pessoas.

Se este projeto der certo, é fato que as fábricas de telhas convencionais, empresas de distribuição e os elefantes brancos estatais e privados que produzem energia, seja através de hidrelétricas – com grande impacto no ecossistema; seja por termoelétricas – que poluem a atmosfera ou por meios nucleares – com riscos de acidentes graves – a médio prazo, todos terão um problema sério para se reinventarem e viabilizarem suas receitas ou, em alguns casos, pelo bem de bilhões de pessoas, tirarem o time de campo.

Como sempre dissemos por aqui, ESTABILIDADE NÃO EXISTE.

Fonte facebook Geração de Valor

Vídeo | Elon Musk apresenta o projeto de telhas solares

Leia também: Técnico em Energias Renováveis [Melhor Salário e Bonificações]