Dicas sobre Projetos de energia eólica residencial passo a passo

Você está pesquisando sobre projetos de energia eólica caseiro ou residencial?

A cada dia que passa, mais e mais se fala em formas alternativas de energia, uma vez que a energia elétrica convencional que utilizamos, usa como fonte os recursos hídricos, e isso, a longo prazo, pode causar sérios prejuízos para o meio ambiente.

A partir disso, pensa-se então, em novas formas de geração energia com a utilização de recursos renováveis e não poluentes, sendo uma dessas novas formas, a energia eólica.

Como funciona um projeto simples de energia eólica

gerador de energia eolica preço residencial

De forma resumida, a energia eólica é a energia gerada a partir do vento e pode ser utilizada para abastecer casas, empresas e qualquer outro equipamento que utilize de energia elétrica para funcionar.

Essa conversão da energia dos ventos para a energia elétrica pode acontecer de diferentes formas, no entanto, a mais comum e mais utilizada é a que acontece através de aerogeradores.

Esses aerogeradores funcionam a partir de um gerador elétrico que é instalado no eixo de um cata-vento e que tem a capacidade de captar a energia eólica e convertê-la em energia elétrica. A instalação dos cata-ventos pode ser feita no mar ou em terra, que é onde se tem uma frequência maior e mais regular do vento.

Veja também:

 

Projeto residencial

A energia eólica costuma ser utilizada em residências, de modo a substituir os gastos com a energia elétrica. No entanto, apesar de ser possível criar um projeto de energia eólica residencial caseira, antes de instalar qualquer equipamento é necessário contar com a autorização da empresa responsável pelo abastecimento de energia local.

Dessa forma, qualquer projeto eólico caseiro só pode ser feito com a finalidade de experimento, para ser utilizado em exposições escolares ou feiras de ciências.

Para um projeto de energia eólica residencial ser, de fato, instalado e utilizado para a geração e abastecimento de energia em uma casa, é preciso que, antes de tudo, o projeto seja aprovado pela companhia de energia elétrica responsável pela região.

 

Aprovando o gerador de energia eólica residencial

Com o projeto aprovado, cabe ao consumidor providenciar e arcar com todos os custos dos equipamentos necessários para a construção dos aerogeradores. Para uma residência média, os equipamentos necessários, são: pás, rotor, rede pública, baterias e consumo.

Para montar o projeto, é preciso ter conhecimento de sistemas de energia, mas sempre lembrando que a autorização final é dada pela concessionária de energia local.

 

Vídeo | Como fazer um gerador eólico caseiro passo a passo

https://youtu.be/VKFpp1oljps

 

Vídeo | Como fazer energia eólica com um ventilador

https://youtu.be/-TveQ1Bl0U4

Deixe um comentário

*